De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS),nos últimos 20 anos, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 34% de todas as mortes no mundo, sendo 7,4 milhões de mortes por ano (atualizado em 2019).
É sabido que as pessoas estão vivendo mais anos de vida, em contrapartida, com MAIS incapacidades, com perdas significativas em qualidade de vida. É a doença cardiovascular a principal responsável por esse aumento de incapacidades.
A inatividade física, a má alimentação e o estresse físico e mental são os maiores problemas de saúde no mundo, e aumentam o risco de doenças cardiovasculares e de mortes.
-SENDO ASSIM, QUANDO DEVO MARCAR UMA CONSULTA COM UM CARDIOLOGISTA:
Muitos acreditam que só devemos procurar um cardiologista quando estamos doentes.
É preciso entender que as consultas de rotina são essenciais para a prevenção de doenças, e para detecção precoce das desordens, principalmente, daquelas que são conhecidas por serem “silenciosas”, como a elevação da pressão arterial, um sopro cardíaco, a elevação do colesterol e da glicemia, o depósito de gordura visceral no fígado e nas artérias; todas essas alterações são detectadas facilmente em consultas com o cardiologista, fazendo um completo exame físico, associado aos exames complementares bem indicados.
Afinal, as patologias quando descobertas precocemente têm chances maiores de cura ou de controle.